AM 6P21 - Português 21 - 6º Ano - ADJETIVO; ; ; ; ;


OBSERVAÇÃO: O adjetivo é uma palavra que modifica um substantivo, atribuindo a ele uma qualidade ou classificação, e pode variar em gênero, número e grau. Veja o exemplo:


Laura é uma menina CURIOSA. Tem cabelos PRETOS e olhos CASTANHOS.


As palavras CURIOSA, PRETOS e CASTANHOS são adjetivos.

Curiosa indicou uma característica da menina.

Loiros indicou uma característica do cabelo.

Castanhos indicou uma característica dos olhos.

Menina, cabelo e olhos são substantivos.


  1. Leia o texto com atenção.

Tromba ou focinho?

    Na verdade, o tamanduá tem mesmo é um focinho bem comprido, que permite a caça de muitas formigas e cupins – cerca de 30 mil por dia! Ele localiza formigueiros e cupinzeiros com seu olfato apurado e captura as presas com sua língua grande e pegajosa. Os insetos grudam facilmente e ele os engole sem mastigar, porque é banguela!

Revista "Ciência Hoje das Crianças". Edição 284. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

a) No trecho "[…] um focinho bem comprido […]", o termo "bem" foi empregado para:

(     ) definir o sentido do adjetivo "comprido".

(     ) intensificar o sentido do adjetivo "comprido".

(     ) complementar o sentido do adjetivo "comprido".

 

b) No segmento "Ele localiza formigueiros e cupinzeiros com seu olfato apurado […]", o adjetivo destacado poderia ser substituído por:

(     ) "firme".

(     ) "pesado".

(     ) "aguçado".

 

c) Sublinhe os adjetivos presentes nesta parte do texto:

 "[…] captura as presas com sua língua grande e pegajosa."

 

d) Os adjetivos sublinhados acima caracterizam:

(     ) o tamanduá.

(     ) as presas do tamanduá.

(     ) a língua do tamanduá.

 

e) Em "[…] porque é banguela!", o adjetivo "banguela" indica:

(     ) um estado do tamanduá.

(     ) um modo de ser do tamanduá.

(     ) uma característica do tamanduá.

 

f) Os adjetivos analisados anteriormente compõem um texto, que objetiva:

(     ) explicar algo.                        

(     ) noticiar um fato.                          

(     ) expor uma opinião.

 

2- Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:

 

a) O sapo verde deu um pulo engraçado.

 

b) No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.

 

c) A viagem a Campos foi instrutiva.

 

d) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos!

 

e) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.


3- Complete as frases com os adjetivos do retângulo abaixo:

antigos – alemã – gentis – inflamável – belíssimas – largo – simpático - estragado





a) As montanhas da Serra do Mar são ______________________.

b) Um _______________ sorriso iluminou seu rosto ___________________.

c) Tenho uma amiga ___________________ chamada Karin.

d) Maria e Marina são _______________

e) Não coma este chocolate, porque está ________________________.

f) Estes discos são ________________________.

g) O álcool é um produto __________________________.


4- Escreva ao lado de cada adjetivo um substantivo a que você possa atribuir a característica indicada:


______________________limpa

______________________educada

______________________maduras

______________________felizes

______________________nervosos

______________________fechada

______________________inteligente

______________________confortável

______________________branco

______________________saborosos


5- Cite três adjetivos que você pode dar a si mesmo (a).

____________________________ , _______________________, _______________________.


Você é capaz, inteligente e muito amado(a)!