D6 Item 1 ––––––––––––––––––––––––––––––––|
(Prova Brasil - Adaptado) Leia o texto a seguir.
As Amazônias
Esse tapete de florestas com rios azuis que os astronautas viram é a Amazônia. Ela cobre mais da metade do território brasileiro. Quem viaja pela região não cansa de admirar as belezas da maior floresta tropical do mundo. No início era assim: água e céu.
É mata que não tem mais fim. Mata contínua, com árvores muito altas, cortada pelo amazonas, o maior rio do planeta. São mais de mil rios desaguando no Amazonas. É água que não acaba mais.
SALDANHA, P. As Amazônias. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
O tema central do texto refere-se
(A) à importância econômica do rio Amazonas.
(B) às características da região Amazônica.
(C) a um roteiro turístico da região do Amazonas.
(D) ao levantamento da vegetação amazônica
D3 Item 2 ––––––––––––––––––––––––––––––|
Leia o texto a seguir.
Asa Branca
Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu
Por que tamanha judiação.
Que brasileiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água, perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão.
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse: adeus, Rosinha
Guarda contigo meu coração.
Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar, ah! Pro meu sertão.
Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro, não chove não, viu
Que eu voltarei, viu, meu coração.
Luís Gonzaga e Humberto Teixeira. Luiz Gonzaga. Vinil/CD, BMG. Brasil, 2001.
A expressão "Inté mesmo a asa branca" (1º verso, 3ª estrofe) estabelece uma relação de
(A) exclusão.
(B) adição.
(C) concessão
(D) conclusão.
Leia o texto a seguir e responda aos itens 03 e 04.
Maria vai com as outras em ação
Os mesmos que hoje adotam Dunga como queridinho, em redes sociais e no twitter, [...] serão os que voltar-se-ão contra o técnico da Seleção em caso de fracasso.
E o farão sem dó nem piedade. É uma legião de maria vai com as outras, cujo cérebro não resiste à manutenção de uma opinião própria.
Seus conceitos e preconceitos migram de forma proporcional à capacidade neuronal de raciocínio: quase nula. Podem cobrar depois.
D3 Item 3 ––––––––––––––––––––––––––––––––|
Segundo o texto, a expressão "Maria vai com as outras" é utilizada para pessoas que
(A) têm pouca capacidade de raciocínio.
(B) adoram o técnico da seleção.
(C) falam mal do Dunga.
(D) seguem a opinião dos outros.
D8 Item 4 –––––––––––––––––––––––––––––––|
O termo "Maria vai com as outras" expressa uma opinião. O argumento que melhor sustenta este ponto de vista é
(A) que o treinador, amado pelos torcedores, será rejeitado em caso de fracasso.
(B) que a capacidade de raciocínio dos torcedores é quase nula.
(C) que não conseguem manter a própria opinião.
(D) que as redes sociais adotam o técnico da Seleção como queridinho.
D5 Item 5 ––––––––––––––––––––––––––––––––|
Leia o texto a seguir.
Nesses quadrinhos, o cobrador de impostos usa a jaula para
(A) socorrer o contribuinte.
(B) ameaçar o contribuinte.
(C) carregar os pagamentos.
(D) fazer mistério.
D14 Item 6 –––––––––––––––––––––––––––––––|
Leia o texto para responder à questão a seguir.
Cidadania, direito de ter direitos
Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. [...] Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito à coisa pública. [...] Foi uma conquista dura. Muita gente lutou e morreu para que tivéssemos o direito de votar.
DIMENSTEIN, Gilberto. O Cidadão de papel. São Paulo: Ática, 1998.
Qual o trecho que indica uma opinião em relação à cidadania?
(A) "[...] é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la".
(B) "É poder votar em quem quiser [...]".
(C) "[...] revelam estágios de cidadania [...]"
(D) "Foi uma conquista dura."
D12 Item 7 –––––––––––––––––––––––––––––––|
Leia o texto para responder à questão a seguir.
Mente quieta, corpo saudável
A meditação ajuda a controlar a ansiedade e a aliviar a dor? Ao que tudo indica, sim. Nessas duas áreas os cientistas encontraram as maiores evidências da ação terapêutica da meditação, medida em dezenas de pesquisas. Nos últimos 24 anos, só a clínica de redução do estresse da Universidade de Massachusetts monitorou 14 mil portadores de câncer, AIDS, dor crônica e complicações gástricas. Os técnicos descobriram que, submetidos a sessões de meditação que alteraram o foco da sua atenção, os pacientes reduziram o nível de ansiedade e diminuíram ou abandonaram o uso de analgésicos.
REVISTA SUPERINTERESSANTE, out. 2003.
O texto tem por finalidade
(A) criticar.
(B) conscientizar.
(C) denunciar.
(D) informar.
D7 Item 8 ––––––––––––––––––––––––––––––––|
(PROEB). Leia o texto a seguir e responda.
Decida
Em um mundo cada vez mais complexo, com excesso de informação, pressão por desempenho e repleto de alternativas, as pessoas precisam tomar decisões também a respeito de assuntos delicados. E devem fazer isso sem ter muito tempo para pensar.
Cada vez mais, o sucesso e a satisfação pessoal dependem da habilidade de fazer escolhas adequadas. Com frequência, as pessoas são instadas a tomar uma decisão que pode modificar sua vida pessoal. Devo ou não me casar? Que tal só morarmos juntos? Devo ou não me separar? [...] Em que escola matricular nosso filho? Aliás, ele vai ganhar carro aos 18 anos ou sairá à noite de carona [...]? É certo comprar aquela casa maior e contrair um financiamento a perder de vista? No trabalho, acontece a mesma coisa. Devo dar uma resposta dura àquela provocação feita pelo chefe? Peço ou não peço aumento? Posso ou não baixar os preços dos produtos que vendo de forma a aumentar a saída? Que tal largar tudo e abrir aquela pousada na praia? Psicólogos americanos que estudaram a vida de gerentes empregados em grandes companhias descobriram que eles chegam a tomar uma decisão a cada nove minutos. São mais de 10.000 decisões por ano – 10.000 possibilidades de acertar, ou de errar. Não há como fugir. Ou você decide, ou alguém decide em seu lugar.
VEJA, 14 jan. 04. (Adaptado: Reforma Ortográfica.) (Fragmento.)
Qual é a tese defendida nesse texto?
(A) A compra de uma casa é um problema a longo prazo.
(B) A vida moderna exige a tomada de decisões difíceis.
(C) Os casais têm dúvidas quanto à educação dos filhos.
(D) Os gerentes de grandes empresas tomam milhares de decisões.
D18 Item 9 –––––––––––––––––––––––––––––––|
(Prova Brasil). Leia o texto a seguir.
Soneto 11
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo amor?
Luís Vaz de Camões. Obras completas. Lisboa: Sá da Costa, 1971.
As palavras "contentamento descontente" (3º verso da 1ª estrofe) estabelecem ideias
(A) complementares.
(B) opostas.
(C) semelhantes.
(D) comparativas.
D15 Item 10 ––––––––––––––––––––––––––––––|
(AvaliaBH). Leia os textos a seguir.
Texto 1
Rubinho a mil por hora
Desde criança, Rubens Barrichello é louco por corridas. Aos seis anos já voava nas pistas de kart. Depois passou rápido pela Fórmula Ford, Fórmula Opel, Fórmula 3 e Fórmula 3000. Não parou por aí. Foi o mais jovem piloto da história a entrar para a Fórmula 1, quando tinha apenas 20 anos.
Texto 2
Vencer ou vencer
Ayrton Senna sempre fez tudo muito rapidinho. Aos quatro anos ganhou o seu primeiro kart. Aos dez, já pilotava no Autódromo de Interlagos. Quando tinha 31 anos, era o mais jovem tricampeão da história da Fórmula 1. Vencer ou vencer era o seu lema.
Maurício de Sousa Produções. Manual de esportes do Cascão. São Paulo: Globo, 2003.
Nas frases "[...] quando tinha apenas 20 anos" e "quando tinha 31 anos, era o mais jovem tricampeão [...]", o termo quando estabelece uma circunstância de
(A) tempo.
(B) proporção.
(C) condição.
(D) concessão.